Pós-venda: por que o período demanda atenção?

Um cliente feliz demonstra seus sentimentos de uma forma indispensável para o sucesso de uma corporação: gerando lucro. Pensando nisso, enfatizamos a importância do pós-vendas - conheça mais sobre o assunto e implemente o processo em sua empresa!

Você sabia que o primeiro os primeiros dias após a compra - seja de um serviço ou produto - são os que mais causam insatisfação nos clientes? E, mais do que isso, é o período em que mais corremos o risco de “perdê-lo”?

O motivo é muito simples: durante a venda, o cliente recebe toda a atenção e se enche de expectativas. Quando as mesmas não são atendidas e, para completar, ninguém dá atenção para solucionar o possível problema, a felicidade com a aquisição vai por água abaixo.

E, pensando que um cliente novo pode custar de cinco a sete vezes mais caro do que simplesmente manter um que já estava em sua base, é preciso agir.

Por isso, investir no pós-venda é uma ótima estratégia - prova disso é o número de empresas que a colocam em prática: segundo dados disponibilizados pelo E-commerce Trends, mais de cinquenta por cento das corporações entendeu o valor da ação.

 

Fidelização

Investir no pós-venda traz retornos positivos em diversas frentes. Entre elas, a melhoria da imagem da empresa e a fidelização dos clientes. E tudo isso é possível graças ao vínculo que é criado entre os dois: consumidor e empresa. Esta, por sua vez, que consegue demonstrar que a relação vai além de um número.

 

Mas, diante de dias tão corridos, o que preciso para conseguir realizar esse processo de forma assertiva?

Primeiro, se aproxime. Demonstre interesse e faça um follow com cada cliente. Entenda o que ele sente e como aprimorar a sua experiência diante do que é oferecido - personalize, quando possível. Isso cria laços e também o deixa mais satisfeito, afinal, ele está sendo visto.

Lembre-se de manter contato sempre: embora o momento do pós-vendas seja crucial, é muito importante entrar em contato a cada trimestre, pelo menos, para dar dicas de utilização, entender se existem necessidades especiais e, claro, não deixar o seu serviço ser esquecido.

 

Apoio especializado

Implementar estratégias de marketing não é uma tarefa fácil. São muitos processos, detalhes e estratégias para serem implementadas e constantemente aperfeiçoadas.

Ainda assim, é preciso dar o primeiro passo: comece aos poucos, mas comece. Para te ajudar com ideias e direcionamentos, conte com quem entende do assunto e estude bastante - sem precisar sair de casa.

 

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