Plano de Negócios: o que é preciso para desenvolvê-lo?

Começar um empreendimento do zero pode dar um pouco de trabalho. Por isso, desenvolver um Plano de Negócios é importante. O material traz um norte e apoia as primeiras decisões

Não é segredo que o empreendedorismo é característica presente no povo brasileiro. Seja por necessidade ou desejo de realizar um sonho, é fato que comandar o próprio negócio é uma realidade para muitos

E é diante desse cenário que surgem as dúvidas. Entre elas, uma é recorrente: o que é preciso para iniciar?

Uma ótima opção é investir no planejamento do negócio. O simples exercício pode aumentar as chances de sucesso de uma corporação em até 60%.

 

Organizando e definindo processos

Sabemos que o primeiro passo para começar o plano de negócios é ter ideias. Mas apenas isso não basta: é importante dar um tempinho para refrescar a mente e revisita-las.

Dessa forma, conseguimos enxergar com mais clareza e entender se os pensamentos têm sentido - ou não - para fortalecer o empreendimento de modo geral.

Depois disso, com a estrutura em mente, é possível começar a captar recursos financeiros e até mesmo conquistar novos sócios e investidores. Legal, não é?

O planejamento é a hora de se autoconhecer, para poder promover: qual é o seu negócio? O que você vende e qual é o mercado que você precisa conquistar?

 

Materializando

Para que você nunca se esqueça por qual motivo fundou o seu negócio ou decidiu investir nisso, é uma ótima ideia ter um Plano de Negócios físico. Ele será uma ferramenta fundamental e que você poderá recorrer com constância.

Ele deve conter um Sumário, com título de cada seção, assim como a página correspondente - organização é tudo, não é mesmo?

Sobre o conteúdo, existem muitos pontos a serem abordados: diferenciais da empresa; missão, visão e valores; perfil dos empreendedores; informações sobre o mercado; análise SWOT e também questões mais burocráticas, como forma jurídica e enquadramento tributário.

Tudo isso, claro, sem contar com a descrição de produtos e serviços, afinal, esse será o “manual de instruções” de sua empresa: todas as informações necessárias devem estar ali, para quando você ou algum colaborador precisar.

 

Reciclando ideias

É claro que tudo o que falamos acima é, a grosso modo, o fundamental para que sua empresa dê certo. Porém, para trazer um diferencial competitivo real, você não pode se deixar de lado. Saiba que a sua mente é a sua ferramenta mais valiosa.

Por isso, continuar estudando vai muito além de uma opção: você precisa acompanhar o mercado e sempre buscar por estratégias novas.

Foi pensando em apoiar e capacitar pessoas como você que nasceu o Instituto Saber em Série: criado em julho de 2019 por Padilha e Caio, o SES foi fundado para  mostrar todas as opções existentes para jovens que ainda não sabem muito bem qual o melhor caminho a seguir, mas têm como certeza o sucesso.

Conheça nossos cursos EAD: https://bit.ly/cursoseadsaber

Compartilhe esta notícia

  • Instituto Saber em Série

    Instituto Saber em Série

    Criado em Julho de 2019, pelos fundadores Padilha e Caio, tem o objetivo de mostrar para os jovens as opções que eles possuem no processo de finalização do ensino médio, ou ao ter saído dele. Nessa fase, os jovens costumam ficar confusos e muitos não sabem ainda qual caminho seguir, qual área querem trabalhar em suas vidas, como iniciar sua vida no mercado de trabalho e etc. Com o Instituto, querem instruir esses jovens e ajudá-los a se encontrar e conquistar seus sonhos.

Contato

  • Endereço: Avenida dos programadores, 69 Centro - Estado/Cidade

  • E-mail: [email protected]

  • Fone: (11) 8888-888

Siga-nos