Mercado de trabalho: a importância de alinhar expectativas

Começar algo novo é empolgante e desafiador. Porém, podemos diminuir o impacto e a ansiedade sabendo o que nos espera. Vamos conhecer mais sobre as primeiras etapas da vida adulta?

A juventude é cheia de novidades. E é entre tantas coisas que acontecem nessa época que uma vem para ficar, afinal, perdurará durante toda a vida adulta, tornando-se um dos elementos principais da nova etapa, arriscamos dizer.

Estamos falando da vida corporativa. A entrada no mercado de trabalho é apenas um pequeno passo diante de tantos que serão percorridos nessa jornada. Por conta disso, a expectativa criada em torno desse momento é grande - e pode até atrapalhar.

Por que, então, não conversar com pessoas mais experientes e alinhar expectativas? É o que recomendamos: saber o que realmente nos espera diminui a ansiedade e, mais do que isso, transforma, afinal, podemos nos modelar conforme a necessidade do mercado.

Confira, abaixo, algumas dicas essenciais para se preparar para o mercado de trabalho:

Conhecimento

Antes de mais nada, é preciso conhecer a fundo a área que você deseja trabalhar. Para isso, existem vários caminhos: converse com quem já trabalha com a escolha em questão, pesquise muito e entenda quais são as opções a serem seguidas dentro da carreira.

Lembre-se que, quando estamos começando, nem sempre estamos no cargo ou posição desejada. O segredo é ter paciência e absorver o máximo de aprendizado em todas as etapas.

Entenda o que você sente

Esse é um item bastante importante. Estamos falando do lado emocional, ou seja, o que sentimos. É interessante ressaltar que esse pode ser um fator decisivo diante do mercado corporativo.

Dizemos isso por um motivo simples: habilidades são adquiridas, porém, personalidades levam tempo para serem moldadas. Diante disso, é preciso lapidar e fortalecer o seu perfil, assim como entender que certas atitudes podem dificultar o convívio.

Para conviver bem - em grupo de trabalho, estudo ou até mesmo sociedade -, é preciso, em primeiro lugar, cultivar o respeito. Além disso, outras coisas são bem-vindas, entre elas: o bom-senso, espírito de equipe e, claro, entendimento de que nem sempre podemos ser expansivos dentro do mundo corporativo.

É importante entender qual comportamento cabe em cada lugar. Dessa forma, fica muito mais fácil enfrentar os desafios da vida - seja no mundo corporativo ou educacional!

E é pensando em apoiar e preparar pessoas como você que nasceu o Instituto Saber em Série: criado em julho de 2019 por Padilha e Caio, o SES foi fundado para  mostrar todas as opções existentes para jovens que ainda não sabem muito bem qual o melhor caminho a seguir, mas têm como certeza o sucesso.

Compartilhe esta notícia

  • Instituto Saber em Série

    Instituto Saber em Série

    Criado em Julho de 2019, pelos fundadores Padilha e Caio, tem o objetivo de mostrar para os jovens as opções que eles possuem no processo de finalização do ensino médio, ou ao ter saído dele. Nessa fase, os jovens costumam ficar confusos e muitos não sabem ainda qual caminho seguir, qual área querem trabalhar em suas vidas, como iniciar sua vida no mercado de trabalho e etc. Com o Instituto, querem instruir esses jovens e ajudá-los a se encontrar e conquistar seus sonhos.

Contato

  • Endereço: Avenida dos programadores, 69 Centro - Estado/Cidade

  • E-mail: [email protected]

  • Fone: (11) 8888-888

Siga-nos