O processo do “crescer”: qual o papel da carreira?

A transição para vida adulta é composta por um turbilhão de acontecimentos. São muitos sentimentos e novas responsabilidades que vêm à tona. Vamos entender quais são as etapas do nosso próprio desenvolvimento?

A proximidade com a vida adulta assusta muitos. Embora a transição não aconteça de um dia para o outro, são as pequenas mudanças na rotina que fazem com que novas responsabilidades sejam estabelecidas.

E é justamente neste movimento que nasce a necessidade de tomar decisões. Essas, podem envolver formação, sonhos, frustrações e, claro, o trabalho. Mas, será que esse processo precisa ser ruim?

Nós acreditamos no contrário: a etapa do desenvolvimento e de transição para a vida adulta pode ser extremamente prazeroso, afinal, é um momento de autoconhecimento.

Pensamos então, quais são os momentos que todos nós passamos e o que podemos fazer para que eles sejam tranquilos. Vamos lá?

 

Sonhos

Os sonhos nos movem. Desde que somos crianças, começamos a almejar determinados acontecimentos: sejam eles relacionados a bens materiais ou não. É muito natural que os mesmos se mantenham com você durante o seu crescimento.

É importante dar a atenção devida a isso: a vontade de conquistar aquilo que deseja, com seu próprio mérito, pode ser o que te acelera e te faz ir além, todos os dias.

Por isso,ao invés de enxergar seus sonhos como metas inalcançáveis, faça com que eles te impulsionem e te recarreguem para continuar lutando. E, claro, crie novas metas e objetivos, sempre.

 

Frustrações

Embora o tópico anterior tenha sido muito positivo, é importante entender que nossa vida é feita de contrastes. Por isso, lembre-se que com a chegada da vida adulta, algumas primeiras vezes acontecem - e nem todas elas são legais.

É comum passar pelo primeiro emprego, primeiro amor e primeiro ano de faculdade. Se algo sair dos eixos, fique tranquilo e continue dando o seu melhor. Essas coisas acontecem e fazem parte.

 

Carreira

Nessa etapa da vida, a nossa carreira está fortemente relacionada ao nosso estudo, afinal, é a faculdade que costuma fazer o intermédio com o primeiro emprego.

Não veja isso como mais um ponto de pressão: pelo contrário, entenda que essa peça-chave fará com que você deslanche no mundo corporativo. E, para te ajudar a tomar uma decisão assertiva, conte, sempre, com pessoas que entendem do assunto!

E foi analisando essa necessidade emergente dos jovens que nasce a Saber em Série. Com o objetivo de incentivar sonhos e fazer com que um caminho certeiro seja encontrado.

Compartilhe esta notícia

  • Instituto Saber em Série

    Instituto Saber em Série

    Criado em Julho de 2019, pelos fundadores Padilha e Caio, tem o objetivo de mostrar para os jovens as opções que eles possuem no processo de finalização do ensino médio, ou ao ter saído dele. Nessa fase, os jovens costumam ficar confusos e muitos não sabem ainda qual caminho seguir, qual área querem trabalhar em suas vidas, como iniciar sua vida no mercado de trabalho e etc. Com o Instituto, querem instruir esses jovens e ajudá-los a se encontrar e conquistar seus sonhos.

Contato

  • Endereço: Avenida dos programadores, 69 Centro - Estado/Cidade

  • E-mail: [email protected]

  • Fone: (11) 8888-888

Siga-nos