Empreendedorismo para todos: por que jovens optam por ser seus próprios chefes?

A veia empreendedora brasileira é forte - e aparece cedo. Segundo dados do Sebrae, 15 milhões de jovens já possuem um negócio em fase inicial O empreendedorismo cativa por sua falta de descrição: qualquer um que possua uma habilidade, serviço ou produto - e o considere diferente e/ou especial - pode embarcar nessa jornada e escalar a sua expertise. 

E quando pensamos nisso, é tudo muito abrangente: o empreendedorismo está presente quando encontramos alguém vendendo doces caseiros. E também está ali quando alguém que decidiu lecionar inglês e virar o próprio chefe.

Quem empreende?

É diante de um grande leque de opções que os jovens se encantam e roubam a cena quando o assunto rodeia o empreendedorismo. De um tempo pra cá, 15 milhões de jovens entre 18 e 34 anos decidiram ter um negócio e o mesmo encontra-se em fase inicial, segundo dados disponibilizados pelo GEM 2017, do Sebrae.

O crescimento, que demonstra grande mudança de cinco anos para cá, é mais do que um movimento, mas sim, a prova de que uma nova tendência se instaura diante da tecnologia e capacidade de aprendizado no mundo digital. 

Pense: antigamente o sonho de qualquer jovem era passar em um concurso público. A evolução se deu pela vontade de ter curso superior e uma carreira. Tempos depois, o que atualmente vivemos, a moda é outra. Ser o próprio chefe virou o desejo da grande maioria.

Chances de sucesso

A boa notícia é que tudo o que nos envolve torna o empreendedorismo entre jovens possível: podemos estudar de maneira ágil, o acesso à informação é otimizado e também temos a possibilidade de tentar, errar e recomeçar.

Na era onde as informações estão a um clique de distância, qualquer ideia pode valer ouro: basta saber como tirá-la do papel. 

Apoio de quem entende do assunto

Não tem jeito: a fase que divide a adolescência e a vida adulta é marcante - envolve responsabilidades e muitas mudanças. É por isso que, nesse momento, tomar decisões pode ser difícil.

Foi justamente pensando nisso que nasce a Saber em Série: com o objetivo de incentivar sonhos e fazer com que um caminho certeiro seja encontrado, a plataforma de cursos digitais é democrática e faz de tudo para que seus usuários tenham mais do que uma experiência. Saiba mais: https://saberemserie.com.br/
 

Compartilhe esta notícia

  • Instituto Saber em Série

    Instituto Saber em Série

    Criado em Julho de 2019, pelos fundadores Padilha e Caio, tem o objetivo de mostrar para os jovens as opções que eles possuem no processo de finalização do ensino médio, ou ao ter saído dele. Nessa fase, os jovens costumam ficar confusos e muitos não sabem ainda qual caminho seguir, qual área querem trabalhar em suas vidas, como iniciar sua vida no mercado de trabalho e etc. Com o Instituto, querem instruir esses jovens e ajudá-los a se encontrar e conquistar seus sonhos.

Contato

  • Endereço: Avenida dos programadores, 69 Centro - Estado/Cidade

  • E-mail: [email protected]

  • Fone: (11) 8888-888

Siga-nos