Primeira entrevista de emprego: o que fazer para que tudo dê certo?

A primeira entrevista de emprego é um divisor de águas. Porém, está longe de ser algo ruim. Para garantir que nada sairá dos eixos, elencamos algumas dicas essenciais para uma boa desenvoltura.

O início da jornada no mundo corporativo é bastante conturbado. Podemos começar falando da dificuldade que existe para decidir qual será a profissão que nos acompanhará durante os próximos anos, não é? 

Após vencer essa batalha, outros desafios aparecem. O ingresso na faculdade, conciliação de tempo com tarefas do dia a dia… E não para por aí: existe uma que amedronta a todos: a primeira entrevista de emprego.

Quais são as respostas certas? Que roupa devo ir? Bom, a boa notícia - e também ruim, para os mais preguiçosos, é que não existe receita de bolo nesse caso. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar e direcionar a conversa para um caminho de sucesso.

Começando pelo básico

O primeiro passo - e também mais importante - é não mentir. De nada adianta fingir que possui uma habilidade sendo que, a mesma, será testada no dia a dia. Muitas vezes, ter vontade de aprender já é o suficiente para garantir a vaga!

Demonstre interesse

Embora seja o entrevistador quem conduzirá a conversa e fazer perguntas, isso não retira o seu lugar de fala. Mostre sua curiosidade e fique a vontade para fazer seus questionamentos - desde que os mesmos não sejam invasivos, claro.

Entre as opções interessantes para troca de conhecimento com o recrutador, estão: curiosidades sobre o dia a dia na empresa, informações sobre plano de carreira e benefícios estudantis. 

Peça um feedback

Não existe nada mais agoniante do que esperar uma resposta. Por esse motivo, você pode se adiantar - um pouco - e ter noção de como foi a sua desenvoltura na entrevista.

Pergunte sobre o seu currículo: o que agradou, o que poderia ser melhorado e até mesmo o que te destaca para a vaga. 

Isso não só demonstra o seu comprometimento com a vaga e a vontade de melhoria, como te guia para possíveis melhorias em próximos desafios como este. 

Conhecimento é tudo

Conhecer a sua capacidade, interesses e afinidades é essencial. Para isso, nada melhor do que a reflexão e calma. 

 

Compartilhe esta notícia

  • Instituto Saber em Série

    Instituto Saber em Série

    Criado em Julho de 2019, pelos fundadores Padilha e Caio, tem o objetivo de mostrar para os jovens as opções que eles possuem no processo de finalização do ensino médio, ou ao ter saído dele. Nessa fase, os jovens costumam ficar confusos e muitos não sabem ainda qual caminho seguir, qual área querem trabalhar em suas vidas, como iniciar sua vida no mercado de trabalho e etc. Com o Instituto, querem instruir esses jovens e ajudá-los a se encontrar e conquistar seus sonhos.

Contato

  • Endereço: Avenida dos programadores, 69 Centro - Estado/Cidade

  • E-mail: [email protected]

  • Fone: (11) 8888-888

Siga-nos