Modelo EAD e a Inclusão dos Jovens

Estudar sempre foi um grande desafio para muitos jovens. Isso porque vários fatores acabavam se transformando em obstáculos e dificultando a construção do seu processo de aprendizagem.

Entre esses fatores podemos citar a distância para que eles pudessem estudar aquilo que era mais prazeroso; a falta de didática, ou, aulas não motivadoras, mas que eles eram obrigados a assistirem.Mas um dos principais fatores era o tempo.

Conforme o jovem vai crescendo e se desenvolvendo, surgem outras necessidades em sua vida, como gerar a própria renda. Com isso, seu tempo maior é concentrado no trabalho e, a sua educação, que fará falta no futuro, fica de lado.

Facilidades por meio da Tecnologia 

Com o surgimento das novas tecnologias e o acesso virtual a diversos conteúdos, independentemente de onde ele esteja, o jovem começou a descobrir uma nova maneira de construir seu processo de aprendizagem, a educação baseada no modelo EAD (educação à distância).

Nesse modelo, ele passa a ser o responsável pela construção do seu conhecimento, sendo o gestor do que deseja aprender e, quando quer aprender. No seu tempo.

Na educação EAD, o jovem deixa de ser um mero expectador e passa a construir sua trilha de conhecimento, estudando de acordo com suas necessidades.

É como se sua aprendizagem acontecesse em pílulas, em doses de acordo com suas expectativas. O tempo passou a ser relativo, o jovem pode estudar de acordo com sua disponibilidade, nem que seja, dentro de um ônibus, ou, trem voltando para sua casa depois de um dia de trabalho.

Vantagens da Modalidade EAD

Podemos perceber que vários obstáculos são derrubados quando uma pessoa decide estudar na modalidade EAD.

Essa nova realidade contribui para a inclusão desses jovens, que antes, ficavam excluídos de possibilidades para o crescimento profissional.

Dessa maneira, a modalidade EAD auxilia ele a voltar ao jogo, ou seja, a se desenvolver dentro da sua realidade.

Em tempos onde a palavra da vez é a inclusão, facilitar o acesso à educação por meio das tecnologias é uma das maneiras mais rápidas para isso.

E o mais agradável é que esse jovem começa a interagir com sua aprendizagem, é ele quem decide o que vai aprender, de acordo com suas necessidades.

Não há mais a necessidade de ficar amarrado a programas extensos, cansativos, sem aplicabilidade, sem conexão com a sua realidade.

Ele constrói e molda sua trilha de conhecimento, respeitando suas vontades. Dessa maneira, ele pode se motivar mais para aprender. E quando mais conhecimento ele adquirir, mais incluído no mercado ele estará.

Compartilhe esta notícia

  • Instituto Saber em Série

    Instituto Saber em Série

    Criado em Julho de 2019, pelos fundadores Padilha e Caio, tem o objetivo de mostrar para os jovens as opções que eles possuem no processo de finalização do ensino médio, ou ao ter saído dele. Nessa fase, os jovens costumam ficar confusos e muitos não sabem ainda qual caminho seguir, qual área querem trabalhar em suas vidas, como iniciar sua vida no mercado de trabalho e etc. Com o Instituto, querem instruir esses jovens e ajudá-los a se encontrar e conquistar seus sonhos.

Contato

  • Endereço: Avenida dos programadores, 69 Centro - Estado/Cidade

  • E-mail: [email protected]

  • Fone: (11) 8888-888

Siga-nos