Desenvolvimento de competências para jovens: entenda a expectativa do mercado

Qual o caminho ideal? Deixar toda absorção de conhecimento para a graduação ou fazer cursos pontuais durante o ensino médio? Existe resposta certa?  

O mercado de trabalho está a cada dia mais competitivo, afinal, as corporações buscam por profissionais multidisciplinares, proativos e bem informados. 

Essa forte exigência vem da forte necessidade da autogestão: um bom colaborador consegue caminhar sozinho e, além disso, também consegue solucionar problemas com autonomia.

Embora o lado comportamental ainda tenha um peso grande, a capacitação intelectual faz um ótimo par e garante que as expectativas sempre sejam atendidas.

E isso não é um achismo: o Sistema da Federação de Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Firjan, realizou um estudo e foi capaz de mapear toda a expectativa do mercado, tangibilizando quais são os atuais requisitos para contratação.

Como resultado, foi possível notar que a necessidade de uma formação acadêmica já é presente - e a tendência é que esta seja cada vez maior. O que fazer, então, diante de um mercado exigente e alunos que saem do colégio sem um direcionamento preciso?

Escolhendo a direção certa

Isso faz parte do nosso DNA. Para Padilha e Caio, os fundadores do Instituto Saber em Série, não é preciso apressar nada: pelo contrário - esse é um momento que exige reflexão e autoconhecimento.  

E é justamente desse reconhecimento que nasce o Instituto Saber em Série: sabemos que existem muitas opções então, para que tudo saia conforme o planejado, a melhor forma é com muita pesquisa e troca de informações. 

Afinal, um trabalho bem feito só pode ser feito por alguém que se sente realizado e satisfeito.

Ajuda de quem entende do assunto

Fundado em julho deste ano, o Instituto Saber em Série traz à tona todas as respostas que podem surgir no momento de escolher qual caminho traçar na vida profissional.

 

Compartilhe esta notícia

  • Instituto Saber em Série

    Instituto Saber em Série

    Criado em Julho de 2019, pelos fundadores Padilha e Caio, tem o objetivo de mostrar para os jovens as opções que eles possuem no processo de finalização do ensino médio, ou ao ter saído dele. Nessa fase, os jovens costumam ficar confusos e muitos não sabem ainda qual caminho seguir, qual área querem trabalhar em suas vidas, como iniciar sua vida no mercado de trabalho e etc. Com o Instituto, querem instruir esses jovens e ajudá-los a se encontrar e conquistar seus sonhos.

Contato

  • Endereço: Avenida dos programadores, 69 Centro - Estado/Cidade

  • E-mail: [email protected]

  • Fone: (11) 8888-888

Siga-nos